terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bairro San Telmo



Esta é a parte mais antiga da cidade, por isto mesmo rica em história. Os vestígios de outra época são vistos nas ruas de pedra, nas luminárias antigas, nas mansões do sec. 18 e 19. Houve um Tempo em que era o bairro principal e mais rico da cidade. Depois de um passado ilustre acabou virando o grande negócio do bairro. Muitas mansões foram recuperadas e transformadas em galerias de arte, restaurantes, casa de tango e principalmente antiquários.
A feira de San Telmo acontece desde 1970 aos domingos, das 10h as 17h, antigamente era somente na Praça Dorrego (central), hoje em varias ruas próximas também. Muito tradicional, é conhecida pelo comércio de antiguidades, miudezas de todos os tipos, como jóias, cristais, roupas e discos em vinil, além de contar com diversas atrações como shows de tango ao ar livre, teatro de bonecos e estatuas vivas. 
  
Café Dorrego, um pequeno café sem grandes atrativos, mas com um atendimento caprichado, umas mesas de madeira antiga, umas janelas grandes, apesar de pouco iluminadas. Um típico boteco portenho. A grande vantagem deste pequeno bar é sua localização. Em plena  Plaza Dorrego, o coração de San Telmo, Eu sempre dou uma parada por ali. O pedido especial é um belo chope que acompanha amendoim.



Curiosidade: Encontramos em San Telmo a "Casa Minima" com apenas 2,90 metros de frente, a menor fachada da cidade. O mais curioso é que as paredes de tijolo de adobe tem 70 centímetros. Foi construída no sec. 18 e o inicio do sec. 19. Localizada Passaje San Lorenzo, 380.


Em Agosto de 2009, foi inaugurada uma das estátuas mais simpáticas de todos os tempos, a da Mafalda, na esquina de Chile e Defensa. Exatamente nessa esquina começa “oficialmente” o bairro.



É um passeio para todo o domingo. Aproveite. Bom passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário