quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bairros: História e Turismo Puerto Madero

Vou começar a fazer um detalhado um passeio por alguns bairros, contando sua história e ajudando a conhecer os melhores pontos turísticos de cada um.
Vamos começar por Puerto Madero, o meu favorito.

Puerto Madero

Sabem aquele projeto de Porto Alegre para remodelar o cais do porto em um grande empreendimento? Terá hotéis, shoppings, restaurantes e muito mais. Alguém pensou isso aqui e fez Puerto Madero.
Um dos mais audacioso e bem-sucedido projeto do mundo. No final do século XIX com a tendência agroexportadora Argentina. Eduardo Madero propôs e graças aos seus amigos influentes construiu uma série de diques para armazenamento em frente ao centro da cidade onde havia um lamaçal. Madero ganhou uma boa quantia vendendo terras em torno de seu empreendimento, mas em pouco tempo a faraônica empreitada de milhões se provou ineficiente e os 16 prédios das docas foram abandonados. Somente em 1989 a cidade começou a pensar em como aproveitar esta bobagem.
Transformar esta zona decadente em uma convidativa orla. Os antigos armazéns de tijolos vermelhos foram totalmente restaurados e se transformaram em escritórios, residências, academias, bares, conjunto de cines, hotéis e restaurantes.



Hoje Puerto Madero se tornou um charmoso bairro. Dizem que um dos mais caros metro quadrado da américa latina. Bairro moderno, escolhido para morar por executivos e jogadores de futebol bem sucedido. O calçadão, de frente para o rio, é muito frequentado por turistas e moradores inclusive de outros bairros (eu estou incluído nestes). É delicioso almoçar em um dos restaurantes em frente ao dique ou somente uma cervejinha gelada em uma tarde de sol.


Pontos turísticos:

*Corveta Uruguay
Navio construído  no século XIX. A mais antiga embarcação argentina conservada, foi navio-escola da Marinha. Tem como um de seus feitos heróicos um resgate na Antártida. Hoje funciona como um museu flutuante.
Localizado hoje na Calle Alicia Moreu de justo, 560, dique 1, entrada gratuita.

*Fragata Sarmiento
Outro museu flutuante da cidade. Fragata de madeira, aço e bronze com 85 metros de comprimento, 12 canhões e 35 velas. Também navio-escola da marinha. Destaque para o camarote do chefe de estudo que se conserva como original.
Localizado hoje na Calle Alicia Moreu de justo, 900, entrada 2 pesos.


*Hotel Faena
Instalado em um antigo armazém de 1902. Construído em tijolos aparentes e madeira, reformado por projeto do celebrado francês Philippe Starck, transformou-se no supra-sumo do luxo da hotelaria Argentina. Uma elegante e harmónica combinação do antigo com o moderno. O luxo e o requinte se encontram nos mínimos detalhes.
Nunca vi nada igual.

*Hotel Hilton
Esta importante cadeia de hotéis que se faz presente em um luxuoso e elegante empreendimento localizado em Puerto Madero.


*Puonte de la Mujer
Das ruas aos bulevares do porto, tudo em Puerto Madero tem nome de mulher. Esta ponte de pedestres é uma espécie de homenagem ao conjunto da obra. O autor teria se inspirado em um casal dançando tango. A ponte estruturada em aço tem um trecho giratório para as embarcações passarem.


*Reserva ecológica
Um dos maiores espaços verdes da cidade, 360 hectares do outro lado dos diques, surgiu espontaneamente sem planejamento humano. Vivem ali pássaros, iguanas, serpentes, castores e outros animais típicos das lagoas e banhados. Ha ainda diversos bosques silvestres, áreas de repouso, pista de caminhada e de bicicleta.


*Museu da Imnigracion
Um hotel de imigrantes, era o centro de recepção aos imigrantes, na maioria italianos, espanhóis e franceses na primeira metade do século XX. Neste edifício eles ganhavam hospedagem por 5 dias. Hoje é um museu que conta a história da imigração no pais.
Localizado hoje na Calle Antártida Argentina, 1355, entrada gratuita.

*Juan Manuel Fangio
Escultura que comemora o argentino 5 veces  campeão mundial de Fórmula 1, Juan Manuel Fangio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário