Após 16 dias de competição e 9.500km percorridos, o Rali Dakar conheceu seus campeões neste domingo.
Na categoria motos, o grande vencedor foi Marc Coma, da Espanha.
Nos carros, a dupla Nasser Al Attiyah, do Catar e Timo Gottschalk, da Alemanha.
Já nos caminhões, o russo Vladimir Chagin venceu pela sétima vez.
Nos quadriciclos, Alejandro Patronelli, da Argentina.
O campeão das motos, Marc Coma, ficou na modesta quinta colocação, mas mesmo assim garantiu o título ao vencer cinco das 13 etapas, com tempo total de 51 horas e 25 minutos. Entre os carros a história não foi diferente. A dupla espanhola conseguiu a vitória, mas os vencedores foram mesmo a dupla Al Attiyah e Gottschalk, com tempo total de 21 horas e 16 minutos.
Nos caminhões, deu Vladimir Chagin, como de costume. O russo venceu pela sétima vez, com oito vitórias em 13 etapas. Nos quadriciclos, Patronelli garantiu a festa dos anfitriões.
Os competidores participam de uma chegada simbólica a Buenos Aires e os campeões vão desfilar pelas principais ruas da capital argentina. O Rali Dakar 2011 teve 13 etapas, disputadas entre Argentina e Chile. Especula-se que em 2012 sejam incluídas etapas no Brasil e Paraguai.
Brasileiros no Rally
Brasil não poderiam estar fora de uma disputa como esta. Foram 9 brasileiros disputando três categorias diferentes: José Hélio Rodrigues Filho, Jean Azevedo e Vicente de Benedictis Neto correram nas motos; as duplas Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Marlon Koerich/Emerson Cavassin competiram nos carros; e André de Azevedo e Maykel Justo disputaram entre os caminhões.
Jean Azevedo talvez seja o brasileiro mais conhecido no Dakar. Afinal de contas já são 13 anos na mais famosa competição de 'endurance' do mundo: ele correu dez temporadas entre as motos, duas nos carros, e retornou às duas rodas neste ano. Esta volta à origens rendeu o melhor resultado de Jean nas motos desde 2005: o sétimo lugar geral.
Marlon Koerich/Emerson Cavassin - 14ª colocação geral e ainda faturou a categoria "rookie" (calouro, em português), que é destinada àqueles que nunca correram no evento.
A dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad conquistou o melhor resultado brasileiro no Rali Dakar pelo segundo ano consecutivo. Os dois terminaram na nona colocação geral entre os carros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário