segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como circular em Buenos Aires

Transporte


Caminhar:
É muito fácil caminhar por Buenos Aires, a cidade é plana e razoavelmente planejada.
Desde a Praça de Maio que é o centro político e turístico da cidade, saem ruas e avenidas que, na maior parte do caminho são retas, com quarteirões bem quadrados e numerações padronizadas.


As quadras possuem uma numeração fixa – todos os quarteirões possuem 100 números. Por exemplo, o primeiro quarteirão de qualquer rua vai do nº 1 ao 100, o segundo, do 101 ao 200 e assim por diante. Não importa o tamanho ou a quantidade de edifícios. Assim, se você está no número 1500 da Avenida Corrientes e o café que está procurando, no 1800, sabe que terá de caminhar 3 quadras.


Como Buenos Aires é uma imensa reta, não há ladeiras para atrapalhar. Mais do que isso, só se tiver espírito de atleta. Lembre-se em Dezembro e Janeiro faz MUITO calor em Buenos Aires.


*Dica importante é que a cidade está dividida em quatro cantos. Todas as ruas mudam de nome ao chegarem à Avenida Rivadavia, que é a “divisora de águas”. O engraçado é que não parece uma avenida importante ali no centro. Assim, a cidade sofre uma divisão muito evidente entre sul e norte.


Por exemplo, a Calle Florida ao cruzar a Rivadavia muda de nome para Perú. A Defensa, do outro lado da Rivadavia, muda para Reconquista. E assim por diante. Esse é um dos principais motivos para as pessoas se perderem no centro. E a numeração sempre começa nesse cruzamento de uma rua com a Rivadavia. Assim, Florida nº 1 é nesse cruzamento e vai aumentando para o norte.


As ruas do sul, começam no cruzamento com Rivadavia e aumentam (é claro) para o sul. O mesmo acontece no leste-oeste quando as ruas se encontram com a Avenida La Plata.


Boa caminhada. Não se esqueçam da garrafa de água e do boné.




Remises - táxi especial, sem taxímetro:


Se você não gosta se seguir guias de excursão, orce o serviço de remises. Muitas vezes a tarifa se equivale a uma diária de locadora, pode ser contratado por hora e vem com chofer. Não recomendo alugar carro para andar na cidade, o transito é infernalllllll. Os hotéis sempre tem uma boa dica de empresa.




Táxi:


Eu em particular tenho péssimas experiências com táxi quando viajo. Realmente não gosto e quando uso sempre peço ao hotel um táxi conhecido. Por mais que achamos que entendemos tudo os taxistas sabem que somos turistas mesmo sem escutar nossa voz.




Metrô - SUBTE


É meu transporte favorito.
O metrô de Buenos Aires é formado por 5 linhas em funcionamento, denominadas com as letras e identificadas com cores. A linha “A”,  “B”, “C”, “D”, “E”, "H"
As linhas estão conectadas às principais avenidas, as estações permitem o acesso aos principais pontos turístico da cidade.










Em todas as estações há mapas com o percurso de todas as linhas e as intersecções com as outras linhas, que permite fazer um trajeto utilizando mais de uma linha pagando apenas uma passagem. A tarifa é fixa e se compra nos guichês das estações. 1,10 pesos 




Curiosidades do metrô de Buenos Aires:


A linha A, inaugurada em 1913, é também uma atração turística, por haver sido a primeira linha subterrânea da América Latina e por manter os trens que se utilizavam no início do século XX.
Adoro a linha "A", super romântica, trens de madeira, a estação Perú se mantém igual desde1913, uma estrutura metálica tem interessantes detalhes decorativos, as paredes com cópias de publicidade da primeira década do século XX, fotos das primeiras escavações do metrô com as pessoas observando com lindos trajes da época. 


Em algumas estações de metrô é possível encontrar murais, esculturas, vitrais e pinturas de artistas
consagrados e eventualmente nas suas instalações são também dedicadas aos eventos de música e teatro.



Horário de funcionamento do metrô de Buenos Aires:
Segunda a sábado das 5:00h as 22.30h
Domingo e feriado das 8:00h as 22:00h


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